quinta-feira, 14 de julho de 2011

A Catequese Infantil

A Catequese Infantil  e está organizada em três fases:
1ª fase – A Apresentação de Jesus para as crianças. Chamamos esta fase de “Iniciação à Eucaristia”. Nesta fase o catequista, pessoa de fé, ajuda o catequizando a descobrir, em sua vida, a fé em Deus que é Pai e ama seus filhos; que é o único e verdadeiro Deus; a crer em Jesus Cristo, o Filho de Deus, que entregou a sua vida para nos salvar; que o Espírito Santo é Deus que nos santifica, que anima e orienta a Igreja a ser sinal de salvação para o mundo. São os primeiros passos para os catequizandos conhecerem a Trindade Santa e fazerem sua profissão de fé (Creio e Pai Nosso). A idade mínima para esta fase é de sete anos completos.
2ª fase – A pré-catequese tem o objetivo de levar as crianças a amarem Jesus Cristo (Mandamentos). É a fase em que ajuda o catequizando a descobrir o caminho para a verdadeira felicidade, vivendo o Mandamento novo deixado por Jesus, o Mandamento de amar o outro com o mesmo amor de Jesus. O catequista tem o dever de ensinar a doutrina e as principais orações do cristão. A idade mínima para esta fase é de oito anos completos.
3ª fase – A catequese de preparação para a vida sacramental (primeira Eucaristia) tem o objetivo de ajudar a criança a seguir Jesus Cristo (Sacramentos) e conhecer sua missão. A catequese nesta fase é uma iniciação à vida litúrgica da comunidade. Cada grupo de catequese leva seus catequizandos a celebrarem com os demais grupos na celebração litúrgica da comunidade, voltada especialmente para as crianças. É a Missa com as crianças. Nesta fase a idade mínima é de 9 a 12 anos e encerra a segunda etapa com a celebração do Sacramento Eucarístico para os catequizandos. Acima de 12 anos é catequese com adultos .
ORIGEM do Texto: Catequeze da Paróquia de Ipu  

Nenhum comentário:

Postar um comentário